quinta-feira, fevereiro 09, 2006

A verdade! Ou como os capitalistas também nos podem ensinar qualquer coisa...

Depois de ler o post do Tiger, e apesar de notar o elogio feito a um dos maiores capitalistas deste país, gostaria de dar uma ou outra achega acerca deste assunto, ainda para mais que nenhum de nós trabalha (ainda) na Sonae e como tal podemos desenvolver Teorias da Conspiração à vontade sem medo de retaliações (a não ser no aumento dos preços do Continente...).
De facto há-de se tentar perceber como é que um homem como o Belmiro lança uma OPA que teoricamente seria sempre condenada ao fracasso.
A melhor pista para deslindar isto é o próprio comunicado da PT. Nele, a empresa referia-se à Operação como estranha e suicida no actual contexto da acção de Belmiro. De facto, este tem-se vindo a afastar do mercado das Telecomunicações devido ao (relativo) falhanço de produtos tais como a Optimus (também conhecido como buraco financeiro), a Novis e o Clix. De facto, o próprio produto Home com animais falantes tem sido um relativo fracasso, muito devido ao facto das pessoas terem muita reserva em deixar de trabalhar directamente com a PT. O facto desta controlar as linhas telefónicas também não ajuda.

Como se explica então a OPA? Ao que parece, quem está a financiar a compra das acções é a própria Telefonica espanhola, utilizando como testa de ferro o nosso amigo Belmiro. como sabemos, a Telefonica já tentou adquirir a PT mas uma empresa como aquelas ter maioria de capitais espanhóis nunca seria permitido, quer pelo Estado, quer pelos outros accionistas. Assim sendo, a Telefonica terá financiado a OPA, garantindo a Belmiro duas coisas: um valor chorudo enquanto testa de ferro dos espanhóis, e por outro lado a possibilidade de fundir as telecomunicações SONAE com a TMN, a TVCabo e o Sapo. Desta forma, e após a fusão, o produto tornar-se-ia muito mais apelativo para venda por parte do nosso amigo, quer aos espanhóis, quer a outros interessados.

O posterior passar do controlo da empresa da Sonae para a Telefónica garantiria a Belmiro de Azevedo uma criação de riqueza incalculável, quer através do embolsar da sua "recompensa" quer através da venda a um elevado preço de uma divisão da Sonae (telecomunicações) neste momento deficitária.

Inteligente? Sim. Empreendedor? Também. Mas muito pouco patriótico.
O lucro é sempre o mais importante. Se pensarem assim, a coisa já faz mais sentido.

Existem mais teorias por aí. Escrevam a vossa.

4 Comments:

Blogger AEUPOWER said...

Louros de gáudio para esta intervenção.
Como sempre as palavras sabias, do Secretáriogeral, para elucidar algumas mentes mais devassadas pelas elites que oprimem a expressão e livre arbítrio do pensamento humano.

Já agora também concordo com a OPA à Sport Lisboa Benfica SAD... deixem jogar o MANTORRAS

9:23 da manhã  
Blogger SecretarioGeral said...

Livre arbítrio do pensamento humano, desde que regido por regras estritas definidas por nós, claro...

10:32 da tarde  
Blogger SecretarioGeral said...

Os 4 tijolos são o Simão, o Luisão, o Nuno Gomes e o Petit?

6:46 da tarde  
Blogger SecretarioGeral said...

É mais um takeover hostil. Hostil para todos os homens do planeta.

6:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home